Retrofit ou retrofitting é um termo usado para definir a revitalização, aperfeiçoamento e/ou modernização de construções antigas.
O processo de RETROFIT tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente.
É feita uma reforma com materiais de alta qualidade e super resistentes para manter a construção como um espaço seguro e inovador.
No momento de grande importância em sustentabilidade, realizar a transformação de uma estrutura já existente é muito motivador.
Este processo exige esforço redobrado para atender às normas de segurança atuais, trazendo todas as modernidades que os projetos oferecem.
Alguns exemplos de Retrofit:
- Fachada: renovação total ou parcial da fachada do prédio, adequando-o às condições externas ambientais, fazendo uso de materiais de alta qualidade e pintura nova.
- Renovar instalações elétricas.
- Renovação e adequação do sistema hidráulico.
- Repaginação das estruturas e revestimentos (alvenaria, acabamento interno e externo, fundação, etc).
O RETROFIT para as cidades é fonte inspiradora, inovadora e requalificando os centros urbanos, fomentando novas atribuições e até mesmo ampliando seu papel social para as cidades.
A revitalização se estende a casas antigas e históricas ou até mesmo praças, que posteriormente são reabertas para oferecer lazer para os moradores de determinada região.