As estruturas metálicas para construção civil vêm sendo cada vez mais utilizadas por apresentarem diversos benefícios a uma obra, principalmente em relação à agilidade que oferecem ao processo como um todo.
Também chamadas de “estruturas de aço”, elas podem ser utilizadas em shoppings, galpões, prédios, pontes ou viadutos.
A flexibilidade de sua aplicação é um dos diferenciais que a tornam tão competitiva no mercado.
O aço é uma matéria-prima flexível que permite a fabricação em vários formatos de elementos (como pilares e vigas), e, por essa razão, oferece uma vasta gama de opções para edificações.
O uso do aço para estruturas pré-fabricadas tem substituído cada vez mais outros materiais como madeira e concreto.
A rapidez na execução não é a única vantagem que estruturas metálicas para construção civil oferecem, e, por isto, elas merecem um destaque maior.
Isso porque o sistema ajuda para que a execução do projeto seja realizada em curto período.
Quando pensamos em edificações comerciais, por exemplo, é comum que o prazo seja um dos mais valiosos aspectos a se considerar, pois está diretamente relacionado com o retorno do investimento do proprietário.
Os projetos para estruturas metálicas são elaborados em softwares específicos. São elaborados cálculos para dimensionamento de perfis e das suas ligações, e todas as peças são detalhadas e quantificadas.
Desde mezaninos metálicos e torres de telecomunicações, estruturas industriais e residências.
Tipos de estrutura metálica
Existem vários tipos de estruturas metálicas, cada uma com sua característica técnica e estética específica, bem como a capacidade de se adequar a determinados processos.
As estruturas mais comuns são:
- Coberturas
- Edifícios
- Galpões
- Mezaninos
- Reservatórios
- Residências
- Passarelas