Construindo ou reformando um imóvel, é fundamental fazer um bom projeto arquitetônico, principalmente em relação ao planejamento elétrico e hidráulico que são essenciais para uma boa construção e moradia futura.
A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes da construção e também onde podem ocorrer os maiores erros se não houver o planejamento correto.
Além da mão de obra e do tempo gasto no conserto, muitas vezes é necessário quebrar parte da estrutura do projeto para colocar tudo no lugar certo.
Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas importantes para fazer uma instalação hidráulica segura e correta.
Para começar, é fundamental que o serviço seja realizado por um profissional qualificado e experiente.
É ele quem vai organizar a instalação, indicar a medida correta dos tubos e conexões e fazer a instalação dos sistemas, que podem ser de água fria, água quente ou esgoto sanitário, além de sistema de água pluvial e de combate a incêndio, dependendo do projeto.
Constituem o sistema de uma instalação hidráulica as instalações de água fria, instalações de água quente, instalações de esgoto sanitário, instalações de água pluvial e combate a incêndio.
As Instalações Elétricas também compõem um bom planejamento arquitetônico, e devem juntamente com o Hidráulico estar integrados com todo o projeto, a fim de torná-lo efetivo e econômico.
- Manutenção preventiva e corretiva das redes de média e baixa tensão.
- Montagem de quadros elétricos simples e complexos com todos os dispositivos de segurança necessários para cada situação.
- Distribuição dos circuitos com criação de infraestrutura.
- Instalação de sistemas de iluminação complexos voltados para arquitetura e paisagismo.
- Levantamento de carga e balanceamento de circuitos dentro das normas.
- Aumento de carga de acordo com a necessidade do cliente.
- Instalações elétricas específicas para informática e CPD com estabilizadores, no-breaks e aterramento independente.