O conceito de manutenção predial envolve os serviços e atividades que buscam promover e garantir as condições de segurança e conservação das edificações, segundo o que determina o projeto de construção das mesmas.
Essas atividades e serviços englobam todas as ações que promovem a qualidade de vida dos moradores e/ou usuários, como limpeza, pintura, reparos elétricos e hidráulicos, segurança, habitabilidade e sustentabilidade, além de contribuírem para a valorização do local, dentre outros.
A manutenção predial contribui para a preservação do edifício, bem como para o conforto, segurança e higiene dos moradores e funcionários. Além disso, ela é economicamente vantajosa.
Quem cuida bem dessa função desperdiça menos dinheiro com consertos, obras e aquisição de equipamentos novos.
Quais os tipos de manutenção?
- Manutenção corretiva, não planejada, que é aquela que precisa ser executada emergencialmente, para corrigir um problema detectado.
- Manutenção preventiva que é a que deveria ser feita por todas as edificações, para constatar um problema antes mesmo que ele possa vir a prejudicar a estrutura ou organização do prédio.
- Manutenção preditiva ou corretiva planejada, onde o problema foi detectado e um projeto para correção do mesmo foi planejado para ser executado com segurança.