A alvenaria convencional, também conhecida como alvenaria de vedação, é caracterizada pelo sistema construtivo em que toda carga da estrutura é suportado pelas lajes, vigas, pilares e fundação, tendo também a função de delimitar ou dividir os espaços.
Para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação e as características do solo.
A fundação é a estrutura responsável por absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo.
Para que qualquer obra permaneça no lugar, sem rupturas e sem sofrer instabilidade é preciso de um alicerce.
E esse é, basicamente, o papel das fundações: estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo e, por isso, devem ter resistência adequada para suportar todas as tensões. Existem diferentes tipos de fundações.
Para que essa estrutura realmente seja eficaz, o solo precisa ter resistência e rigidez adequadas para não sofrer rupturas ou deformações que comprometam a construção.
Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações.
Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.